Hoje falaremos sobre o marketing de relacionamento, estratégias adotadas pelas empresas no desenvolvimento de parcerias de sucesso de mercado. Para Kotler (1998, p.30), "marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com partes-chave [...], para reter sua preferência e negócios a longo prazo".
O Marketing de Relacionamento pode ser definido como “uma estratégia de marketing que visa construir uma relação duradoura entre cliente e fornecedor, baseada em confiança, colaboração, compromisso, parceria, investimentos e benefícios mútuos” (LIMEIRA, 2003).
O marketing de relacionamento enfatiza a necessidade de um relacionamento duradouro com os clientes, pois isso proporciona a fidelização desses, e essa fidelização é uma forma de alcançar maior competitividade nas empresas e satisfação dos clientes.
Nesse sentido, administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque diante da concorrência, se você tem uma empresa, pretende abrir uma empresa ou quer trabalhar numa empresa e fazer ela crescer, aposte no Marketing de Relacionamento.

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